top of page

Malbec World Day

17 de abril, o dia internacional do Malbec!


O Malbec World Day é uma iniciativa global criada pela Wines of Argentina que busca posicionar o Malbec argentino no mundo e celebrar o sucesso de sua indústria vitivinícola.


Tudo começou em um 17 de abril, mas de 1853, quando o francês Michel Aimé Pouget apresentou para os legisladores da província de Mendoza seu plano de abrir uma Escola de Agricultura na região com o propósito de testar em solos argentinos as castas francesas que ele havia trazido consigo. Apesar da aprovação da lei vir alguns meses mais tarde em 6 de setembro, a data de 17 de abril ficou marcada como o primeiro passo para a Malbec conquistar a Argentina e dali o mundo. Aliás, Atualmente a Argentina é responsável por 59% da produção mundial, consolidando-se na liderança desta uva.


O resultado já sabemos, que esta cepa adaptou-se tão bem em solo argentino, que hoje produz vinhos melhores em relação ao sudoeste da França, sua terra de origem.


Complementando, a Argentina conta com denominação de origem controlada (DOC) para o Malbec em algumas regiões, o que protege o nome da zona e obriga os produtores a manterem um alto nível de qualidade em seus vinhos. Malbec Luján de Cuyo, por exemplo, é a primera Denominação de Origem (DOC) da América.


Um brinde aos amantes da uva Malbec.



Créditos: André De Fraia e Jancis Robinson

25 visualizações0 comentário
logo-whatsapp-512.png
bottom of page